ANSIEDADE, O QUE É? COMO ME LIVRAR DELA?

A ansiedade tornou-se um tema recorrente em nossas vidas atualmente. Mas o que é ansiedade? A ansiedade não é nada mais que um mecanismo de defesa do nosso organismo. Ou seja, um importante instrumento de sobrevivência para nossas vidas. Se não fosse por ela e pelo medo, sentimentos que experimentamos desde os primórdios da humanidade, talvez não tivéssemos sobrevivido até aqui. Deste modo podemos compreender que tanto medo quanto ansiedade são essenciais ao ser humano. É ela que nos coloca em estado de alerta afim de tomarmos alguma atitude em um momento de perigo ou diante da necessidade de uma decisão.

Segundo o dicionário Aurélio Ansiedade é definida como: Grande mal estar físico e/ou psíquico; Aflição Agonia. Esta é na verdade uma definição patológica de ansiedade. E é neste momento que ela se torna um problema, quando nos causa transtornos no decorrer do nosso dia a dia.

Alguns sintomas físicos e/ou psicológicos são recorrentes ao individuo que enfrenta este distúrbio; Tensão e nervosismo e/ou medo constante, sensação de que algo ruim vai acontecer, dificuldade de concentração, preocupação exagerada em comparação com a realidade, descontrole sobre pensamentos, dificuldade em se esquecer o objeto de tensão, problemas para dormir, irritabilidade, agitação, Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração, respiração ofegante ou falta de ar, aumento do suor, tremores nas mãos ou em outras partes do corpo, sensação de fraqueza ou cansaço, boca seca, mãos e pés frios ou suados, náusea, tensão muscular, dor de barriga ou diarréia.

O ideal é que se procure ajuda médica a partir do momento em que o distúrbio de ansiedade produz algum tipo de sofrimento ou desprazer, interferindo negativamente na qualidade de vida. O tratamento pode contar exclusivamente com Psicoterapia ou dependendo do nível de comprometimento do paciente necessitar de acompanhamento Psiquiátrico. É importante que se busque a ajuda profissional de um Psicólogo e/ou um Psiquiatra para que seja feita uma avaliação adequada. Cuide-se! Sua saúde mental agradece.

Artigo:

Cristiane Guimarães
Psicóloga
CRP 04/40904

Tel.: (35) 98808-9470
E-mail: cristianepsicologa@outlook.com

Bacharel em Psicologia pela Universidade José do Rosário Vellano -UNIFENAS/VARGINHA.
Pós graduada em Psicologia hospitalar e da saúde pela Universidade Cândido Mendes -RJ. 
Psicopedagoga pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG.

Comments are closed.